Casamento Preparativos

Como saber se estou pronta para casar?

Como saber se estou pronta para casar?
Durante toda nossa vida nós idealizamos um momento que será único, o dia em que finalmente iremos responder a alguém um SIM. Eu nunca vi um final feliz em uma novela ou em filmes que não terminasse em um ou em vários casamentos, e de certa forma, até nas brincadeiras de criança nós enraizamos esse sonho que passa a nos acompanhar por nossa vida, até o dia em que o cupido solta a flecha nos nossos corações e pá, o príncipe encantado aparece.

pronta para casar

Desde criança somos condicionadas a ouvir histórias de príncipes encantados em seus cavalos brancos, que conquistam a princesa e sim, são felizes para sempre. Porém, na vida real não existe príncipe, muito menos uma princesa que precisa ser salva, o que temos são duas pessoas humanas que erram e acertam e que possuem qualidades e defeitos, é preciso ter consciência deles e no mínimo tolera-los.

Vamos voltar no tempo através da história para entender um pouco melhor a visão do casamento que temos hoje, antigamente as mulheres eram educadas para ser boas esposas e mães, sempre faziam cursos ligados a atividade doméstica, também de corte e costura, entre outros, quase nunca estudavam ou faziam faculdade.

Digitalizar0013

No namoro haviam várias restrições, e casar virgem era regra, depois de casadas ficavam sempre por conta do lar e responsáveis pela educação dos filhos. Já o homem trabalhava fora e era tido como provedor, a mulher era sempre dependente seja financeiramente ou emocionalmente. A separação quase nunca acontecia, e se acontecesse era vexatória. Com as I e II guerras mundiais, as mulheres entraram para o mercado de trabalho e foram conquistando cada vez mais seu espaço e sua independência.

Foi então que o casamento começou a ser como uma opção para as mulheres, e não obrigação, surgindo assim o casamento por amor. Mas então, como explicar o alto índice de separação? Justamente por conta dessa independência, hoje a mulher pode escolher ou não continuar com uma união, e não leva-la sendo infeliz. Mas diante destes dados podemos atentar ao fato de que só o amor não basta e que é preciso levar a sério outros aspectos para se manter um casamento.

1

Se você está em um relacionamento sério a algum tempo, apaixonada, é natural esperar a pergunta do “QUER CASAR COMIGO?” com aflição e muita ansiedade. Chega uma fase da vida em que todas as pessoas que estão ao seu redor começam a se casar e a constituir família, e você querendo ou não acaba por entrar na pilha do TAMBÉM QUERO, porque todo casamento é lindo. Além disso você começa a participar de cerimônias maravilhosas, suas melhores amigas começam a se casar e te chamam para madrinha, e você acaba se envolvendo mais e mais nesse universo.

Não há o que questionar, quando você ama alguém, você quer dormir e acordar todos os dias com essa pessoa, rir das suas piadas, viajar, é como se sua história não pudesse mais ser escrita sem aquela peça chave que torna seus dias muito mais bonitos.

casal-namorando-parque

“Subjetivamente, quando vivemos com alguém durante algum tempo e este relacionamento alcança dimensões de intimidade, começamos a desenvolver a noção do “nós”, de casal”, explica a psicóloga Marilene Krom, da Unesp.

O casamento então é um momento mágico, você reúne todas as pessoas que você ama para declarar o seu amor, é um compromisso muito sério, pois você estará assumindo viver com aquela pessoa para o resto da sua vida.

Romantismo a parte, após a festa, cerimônia, o vestido deslumbrante, do seu dia de princesa, da lua de mel maravilhosa com seu amor, um dia ela sempre chega… Estou falando da ROTINA.

noiva-no-colo

Apesar do casamento ser natural e consequência de um namoro, são duas situações bem diferentes, pois o casamento foge de padrões românticos, com a rotina, começam os altos e baixos de um casamento, chega o momento das contas para pagar, pilhas de louça para lavar, roupas para passar, casa para arrumar, fora aqueles dias em que você quer simplesmente tirar um dia para si, para ficar sozinha por um tempo. Não estou dizendo que o romantismo acaba com o casamento, mas deve haver consciência que no dia a dia tudo é muito diferente e que alguns detalhes não são percebidos durante o namoro pois muitos casais acabam se vendo só no final de semana.

Além de amor, um casamento exige uma grande dose de maturidade, disponibilidade e tolerância, ou seja, estar pronta para casar é estar disposta a enfrentar o dia a dia com o seu parceiro.

Como saber se você está pronta para casar?

Não existe uma fórmula mágica, testes e nem idade, mas algumas questões você precisa ponderar antes de tomar essa decisão. Esses questionamentos irão evitar problemas pós casamento, e você precisa estar ciente da sua responsabilidade sobre o sucesso da sua união.

QUAL O MOTIVO PELO QUAL VOCÊ ESTA SE CASANDO?

Muitos casamentos acabam por iniciar de forma equivocada, o questionamento do porquê você está se casando é essencial, seja por amor, por querer formar uma família, porque quer ter filhos ou não, por querer viajar e ter sempre a presença do seu amado. É muito importante o diálogo entre você e seu parceiro para saber se suas expectativas são as mesmas com relação ao casamento, e se não for, o que é preciso fazer para se chegar a um consenso que agrade ambos? Enfim, o diálogo é a base de tudo.

casalconversando

O QUE O CASAMENTO PODE TE TRAZER DE BOM OU DE RUIM?

Se você escolher por se casar acabará assumindo responsabilidades, além disso, sua liberdade não será a mesma pois terá sempre que dar satisfação ao seu companheiro. Se você quer fazer um intercâmbio com suas amigas pelo mundo, por exemplo, talvez não seja a hora ideal para se casar, eu costumo dizer que a vida é feita de fases, se você optar por se casar e não curtir um intercambio somente entre você e suas amigas, nada de culpar o seu companheiro depois por coisas que você abdicou por ele, pois ele certamente irá também abdicar de várias coisas por você.

Um outro aspecto é que suas obrigações familiares também irão aumentar, pois você terá sempre que está em contato com a sua família e a do seu esposo, e não pode olhar só pelo seu lado, a família dele também é sua família agora, e vocês devem viver em perfeita harmonia.

coisas-que-ele-morre-medo-dizer

Mas se há algo impagável no casamento é saber que terá alguém para te apoiar a todo instante, nos altos e baixos ter sempre uma pessoa para segurar na sua mão, te dar carinho, atenção e amor, além disso, essa pessoa sempre irá te impulsionar a realizar seus sonhos e se empenhará em ser feliz com você.

COMO VOCÊ VÊ O CASAMENTO?

Algo que pode te influenciar na decisão de se casar é a forma como você enxerga o casamento. Pode ser reflexo da relação dos seus pais, por exemplo, se seus pais são divorciados você pode ter a visão de que todos os casamentos acabam em divórcio ou com pessoas infelizes. O mais importante é ter a noção do que pode ser melhorado no seu casamento em relação aos outros para que ele dê certo. É como aquela máxima de aprender com o erro dos outros, ser observador. O que você pode fazer diferente para ter sucesso na sua vida conjugal?

VOCÊ ESTA DISPOSTA A SE COMPROMETER DIARIAMENTE COM SEU PARCEIRO?

É mais que fundamental reconhecer que não existe estabilidade no casamento, quando você se casa, tudo é novo, uma realidade nova, mas com o passar do tempo, tudo vai caindo na rotina. É essencial se comprometer com seu parceiro diariamente, tirar algumas horas do dia para manutenção da relação de vocês, afinal, vocês estão juntos porque se gostam e porque ambos desejam.

Pense bem, quando você conheceu seu parceiro você fez de tudo para conquista-lo, você contava os minutos que você ainda poderia aproveitar com seu namorado, então, se acredita que após se casar você não precisará mais se preocupar, pois sua vida com aquela pessoa está traçada, e que você garantiu uma pessoa para estar sempre ao seu lado, pode tirar seu cavalinho da chuva! O casamento requer um esforço mútuo e diário, se você se empenhou tanto para ter consigo alguém que você admirou, porque não conquista-lo sempre?

VOCÊ ESTA DISPOSTO A SER “NÓS” AO INVÉS DE “EU”?

Quando você se casa e constitui uma família, significa que não há mais somente suas vontades na relação. Você precisará ceder em vários momentos para que a relação “flua”, assim como seu companheiro também. Vocês começam a pensar sempre um no outro, os planos são sempre a dois, e os objetivos sempre visam adaptar naquela realidade de que você não está mais sozinho, e sim, são vocês dois.

Além de todos esses questionamentos, há também alguns sinais no seu comportamento que te mostrará que você está preparada para casar, dentre eles:

  • Você prefere ficar em casa assistindo filmes e séries a tomar um porre.
  • Você se dispõe a ouvir fazer concessões sobre quase tudo, desde sobre o que comer até assuntos como dinheiro.
  • Quando vocês começam a criar algum animal de estimação juntos.
  • Quando você não sente a sensação de que poderia estar fazendo algo melhor.
  • Quando a palavra casamento não te remete estabilidade e sim aventurar-se ainda mais.
  • Quando você se vê economizando com o seu companheiro para comprar uma casa, um carro, ou ter um filho.
  • Quando você conhece incondicionalmente todos os defeitos do seu parceiro, aceita, e o ama de forma única.
  • Quando você quer estar ao seu lado, quando ele vai dirigir por trajetos longos, só por preocupar que possa acontecer algo com ele.
  • Quando você dispõe a priorizar a outra pessoa além de você mesmo.
  • Quando você não consegue mais imaginar sua vida sem aquela pessoa.
  • Quando a ideia de NÃO CASAR se parece um absurdo para você.
  • Quando você não tenta mais esconder estrias, celulites, e suas ditas ‘’ imperfeições’’ pois você sabe que ele te ama de qualquer jeito.
  • Quando percebe que gostaria de acordar todos os dias ao lado dessa pessoa.
  • Quando vocês conversam horas e o assunto nunca acaba.
  • Se vocês nunca têm tédio um do outro mesmo quando ficam a maioria do tempo sozinhos.
  • Quando você nem vê possibilidade de se ver com uma outra pessoa.
  • Quando vocês fazem planos sobre o nome dos filhos, e sobre a velhice juntos.
  • Quando você tem a sensação de que não pode encontrar ninguém que te entenda como ele.
  • Quando você sabe que pode ter confiança.
  • Quando seu parceiro te faz ser a melhor versão de você mesmo.
  • Quando você alcançou estabilidade financeira e emocional.

Se seu comportamento coincide com várias dessas alternativas, então amiga, tenho que te avisar… Você está a um pé do altar e isso é maravilhoso! Você está prestes a viver uma das experiências mais emocionantes na vida de uma mulher… O CASAMENTO.

Mas não se assuste, lembre-se que o casamento é como um capítulo novo nas nossas vidas, e ele está repleto de páginas que você irá preencher aos poucos, no seu dia a dia. É normal se sentir insegura quanto a saída da casa dos pais, ou de se assumir um compromisso tão forte com alguém, mas isso te desafiará a sair da sua zona de conforto e expandir novos horizontes.

casal_idoso_thumb

Uma das melhores coisas de estar convivendo com alguém que tem uma criação diferente da sua é a oportunidade de enxergar as situações de diversos pontos de vista, isso te fará crescer como pessoa. O casamento oferece alguém para estar conosco escrevendo as histórias das nossas vidas, muitas vezes, haverá turbulências nesse caminho, pedras e obstáculos, outrora, fará sol e será divertido, ás vezes será cansativo e vocês dois precisarão descansar, mas o mais importante é que no final do dia sempre terão um ao outro para se apoiarem e se amarem.

E aí, você está pronta para casar? Deixe nos comentários!!

Beijos, Camila

Veja também: “3 ERROS COMUNS que costumam estragar casamentos mundo afora e como Você pode evitá-los”

Posts relacionados