Destaques Dia a dia

Como ser mais feliz em 2018? 6 passos simples e que dão resultados

O que precisamos para ser felizes? Como ser mais feliz em 2018?

Início de ano é sempre tempo de refletir, né? Sempre tempo de avaliar, de rever o que deu certo, o que não deu… E é sempre uma época em que fico bastante reflexiva!

Recentemente participei de um curso onde o tema principal era a Positividade. Falamos de tantas coisas legais, de como é importante termos atitudes positivas na vida, de como é importante encarar a vida de uma forma mais leve, enxergando a metade cheia do copo, para assim, sermos mais FELIZES!

Já reparou que nós estamos sempre querendo mudar? O ser humano é o único ser vivo que vive em busca de mudança. Estamos sempre querendo mudar para alcançar alguma coisa! Todos os outros animais vivem a vida e pronto! Eles vivem e aproveitam a vida, de acordo com aquilo que foi dado a eles… E eles são felizes assim!

Já o ser humano, quer sempre mudar alguma coisa, está sempre em busca de algo a mais. E o que seria esse “algo a mais”? Tudo o que a gente faz na vida é buscando esse “algo a mais” chamado Felicidade!

A gente trabalha porque quer ganhar dinheiro, para poder comprar coisas e ser feliz.

A gente se relaciona com pessoas, buscando acolhimento, carinho, aceitação… buscando ser feliz.

A gente tem uma religião para buscar uma conexão com o nosso Deus interior, para que? Para ser feliz!

E muito provavelmente, vocês estão noivas, preparando o casamento de vocês, na busca de que? De serem FELIZES!

A gente busca o tempo todo ser FELIZ, não é verdade? Por isso, quero aproveitar essa época tão reflexiva, em que fazemos tantas promessas de ano novo, na esperança de alcançarmos a nossa tão sonhada felicidade, para mostrar algumas dicas que costumo chamar de “Combo da Felicidade”

Como ser mais feliz em 2018?

Para ser mais feliz, precisamos de basicamente 6 coisas:

Descobrir o seu propósito de vida

ser mais feliz em 2018

Quando conseguimos identificar o nosso propósito de vida, tudo flui: fazemos escolhas mais acertadas, desempenhamos melhor o nosso papel no mundo, conquistamos paz e felicidade.

Ter um propósito de vida significa descobrir os seus grandes “Porque” e “Para que” viver, ou seja, qual é o sentido da vida? Qual é o sentido em fazer algo de determinada forma? O que é que faz você levantar todos os dias de manhã cedo e ir trabalhar? O seu trabalho te deixa feliz? O que ele significa para você? O que te motiva? Pelo que você seria capaz de abrir mão de um prazer momentâneo, pensando em um prazer maior em longo prazo?

Quem tem um propósito de vida claro tem mais saúde, vive mais e melhor!

Meditar

Meditar é uma das melhores práticas para manter uma vida saudável e feliz.

Essa prática milenar, tão comum entre os monges budistas e que, até algum tempo atrás era pouco difundida por aqui, é hoje adotada por milhares de pessoas. Já são cientificamente comprovados os grandes benefícios que ela traz não só para a nossa mente, para também para o corpo!

Nós temos entre 60 mil a 80 mil pensamentos por dia. E, ao contrário do que muita gente ainda pensa, a meditação não elimina esses pensamentos, ela apenas diminui esse número, abrindo espaço para insights, novas ideias, desaceleração do pensamento, diminuição do estresse. A meditação melhora a imunidade, aumenta o foco e atenção, aumenta calma, traz clareza e razão, aumenta a criatividade, a paciência, a amorosidade. Além disso, ela aumenta os telômeros. Os telômeros são uma parte do nosso DNA que, a medida que envelhecemos, eles não crescem mais, fazendo com que os sinais de envelhecimento apareçam. A meditação, faz com que esses telômeros continuem crescendo e assim, retarda o envelhecimento.

Então, o que vocês estão esperando para começar a meditar? Eu não tenho esse costume, mas já está na minha lista de ações para 2018!

Se exercitar diariamente

Os benefícios da prática regular de atividade física não são nenhuma novidade. Eles ajudam não só no emagrecimento, mas a manter a saúde em dia, melhorando a circulação sanguínea, fortalecendo o sistema imune.

A prática regular ainda aumenta o metabolismo, diminui o risco de doenças cardíacas, fortalece os ossos, melhora a coordenação dos movimentos e o equilíbrio, aumentando a boa disposição e o humor, melhorando a imagem corporal e a auto estima.

Além disso, praticar atividade física após os estudos é uma ótima estratégia para consolidar o aprendizado devido ao aumento da circulação sanguínea cerebral e aumento das catecolaminas que são essenciais para a memória.

Então, se ainda existia alguma dúvida, agora acho que já não resta mais nenhuma dúvida de que a atividade física ajuda a compor o pacote da felicidade, não é? E não precisa ficar restrita a academia não, viu? Vale dançar, ir à pé ou de bicicleta para o trabalho, subir escadas ao invés de pegar o elevador. Escolha algo de que você goste e vá em frente!

Alimentação saudável

Eu, particularmente, adoro falar sobre assunto! É evidente para todos nós, pelo senso comum, que uma alimentação saudável pode nos dar uma melhor qualidade e expectativa de vida. Mas vou listar aqui porque exatamente é tão importante manter hábitos alimentares saudáveis.

Uma boa alimentação garante uma pele jovem e saudável por mais tempo. Beber bastante água e ingerir alimentos ricos em vitamina E, como amêndoas, azeites e abacates, ajuda a retardar o envelhecimento da pele.

É possível prevenir doenças, gripes e resfriados melhorando o sistema imunológico, com a ajuda de uma alimentação saudável. Para isso, proteínas, vitaminas e minerais são os principais grupos que ajudam na produção de células de defesa. A alimentação saudável também proporciona mais disposição e evita o estresse da rotina de trabalho, pois a energia propicia bom humor.

Uma alimentação inadequada contribui para o desenvolvimento de câncer. Portanto, dieta aliada à atividade física e ao peso adequado ajudam a reduzir o risco da doença. Recomenda-se que se faça uma dieta equilibrada, incluindo frutas e vegetais e alimentos de outras fontes vegetais – pães integrais, cereais, nozes, sementes, arroz, massas e feijão.

Quando se tem uma alimentação equilibrada, oferecemos ao nosso corpo tudo o que ele precisa. Sendo assim, dê preferência para aos alimentos naturais, encontrados facilmente em feiras e horti frutis. A famosa comida de verdade! Aquela em que descascamos ao invés de retirarmos das embalagens industrializadas!

O que você come durante o dia ou antes de dormir pode interferir na qualidade do seu sono. Uma noite mal dormida influencia na atividade metabólica, fazendo com que você busque por alimentos mais calóricos.

Uma alimentação saudável pode ajudar também no tratamento da depressão, o mal do século. Uma deficiente nutrição do organismo pode levar à menor oferta de neurotransmissores e falhas na comunicação entre os neurônios, causando o mau funcionamento do sistema nervoso.

Dormir bem

como ser mais feliz

É durante o sono que nosso organismo se desintoxica, que ele se limpa, que ele libera hormônios como por exemplo, o GH que é o hormônio responsável pela quebra de gordura e transformação dessa gordura em musculo. É durante o sono, que nosso fígado, nossos rins, nosso intestino e todos os nossos órgãos trabalham para purificar e desintoxicar o organismo.

E se a gente não dormir pelo menos 8h por noite, aumenta o nível de cortisol, que é o hormônio do stress, em 50%. O cortisol serve para ajudar o organismo a controlar o estresse, reduzir inflamações, contribuir para o funcionamento do sistema imune e manter os níveis de açúcar no sangue constantes, assim como a pressão arterial. O cortisol alto no sangue pode originar sintomas como perda de massa muscular e aumento de peso.

Cultivar amizades e bons relacionamentos

Diversas pesquisas já comprovaram que um dos fatores para levar uma vida mais feliz é ter bons relacionamentos. Ter pessoas em quem confiar, com quem se relacionar, dividir momentos e compartilhar alegrias, libera Ocitocina, o hormônio do amor!

Uma pesquisa sobre o Desenvolvimento de Adultos, realizada nos EUA pelo psiquiatra Robert Waldinger, levou 75 anos para chegar a uma conclusão surpreendente! Foi o mais longo estudo sobre felicidade já realizado no mundo e a conclusão é que o nos mantêm felizes e saudáveis ao longo da vida não é dinheiro, não é beleza, não é ter um corpo magro e nem ficar famoso! Se você pensou em algumas dessas alternativas, você não está sozinha – mas de acordo com o estudo: ter bons relacionamentos é o que nos mantém mais felizes e mais saudáveis!

Então a minha dica para você ser mais feliz em 2018, é que façam essa reflexão! Pensem nesses 6 passinhos mágicos para a felicidade e tenha um ano de 2018 maravilhoso, feliz e saudável!

Tenho certeza de que vocês estão no caminho certo!

Um beijo grande!

Aline Tatagiba

Instagram: @casarnaoengorda
Facebook: @casarnaoengorda 
Blog: www.casarnaoengorda.com.br
Mais dicas: http://alinetatagibacoach.com.br/6passossimples/

logo Aline

Posts relacionados

Nenhum Comentário

Deixe um Comentário